Biometria no Friburgo

balanca1 Biometria é definida como “a ciência que procura traduzir numericamente os fenômenos biológicos, estabelecendo relações entre os dados assim obtidos, com o fim de determinar as leis que os regem”.
 
“A ciência evolui quando os fenômenos estudados podem ser medidos”, afirma o coordenador de Educação Física Roberto Trindade. “Ao realizar um trabalho físico, aspectos importantes como a altura, peso, batimentos cardíacos só terão valor se puderem ser medidos, para que possamos analisar, comparar e construir tabelas. Podemos afirmar que só pode haver ciência quando se pode medir os fenômenos.”
 
Trindade explica ainda que nas aulas de Educação Física, os exercícios aplicados só produzem efeitos benéficos quando bem dosados em qualidade e em quantidade. “Precisamos conhecer bem o nosso aluno, a quem dirigimos o trabalho físico. Neste conhecimento estão incluídos os aspectos mensuráveis do indivíduo”, conclui o professor que destaca aqui quais são os principais objetivos do trabalho biométrico realizado nas aulas de Educação Física do Friburgo.
 
1 – Determinar a condição física de cada aluno;
Deste modo, podem-se dosar os exercícios físicos que serão aplicados. Serão feitas várias medidas e solicitaremos exame médico de cada indivíduo. Com isto, teremos uma ideia do seu estado físico atual.
 
2 – Determinar o valor físico de cada aluno;
Através da aplicação de provas específicas, podemos classificar os indivíduos e adequar o trabalho a ser desenvolvido.
 
3 – Detectar assimetrias de forma;
O professor de Educação Física poderá, no exame de seus alunos, detectar alguma assimetria de forma, o que é de grande importância pois assim ele poderá encaminhar o aluno para tratamento adequado.
Algumas assimetrias podem inclusive ser corrigidas através da aplicação correta de exercícios.
 
4 – Detectar deficiências físicas;
Através de exames periódicos do aluno pode-se detectar certa falta de adaptação do organismo frente a determinados exercícios, que exigem novos esforços. Pode-se descobrir assim, deficiências que geralmente se traduzem por cansaço ou fadiga. Estas deficiências serão então tratadas convenientemente antes que produzam lesões mais graves e irreversíveis no organismo.
 
5 – Determinar o tipo constitucional (biótipo ou somatotipo).
O conhecimento do tipo constitucional de um indivíduo permite orientar e determinar quais são as atividades físicas mais indicadas para ele.
Através de exames biométricos poderemos acompanhar também a dosagem dos exercícios, adaptando-os às necessidades de cada um ou mesmo de um grupo. Além disso, pode-se ter ideia do rendimento e dos resultados que se está obtendo com a aplicação daqueles determinados exercícios em função da finalidade que se tem em vista.

 

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Uma resposta to “Biometria no Friburgo”

  1. Avaliação biométrica nas aulas de Educação Física « Blog do Núcleo de Esportes Says:

    […] Saiba mais lendo o artigo do Professor Roberto Trindade. Clique aqui. […]

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