Fisiologia e Comportamento

Nas aulas de Fisiologia e Comportamento, para alunos do 8º ao 2º ano do Ensino Médio, elaboramos uma proposta de trabalho fundamentada na teoria do psicanalista francês Jacques Lacan, privilegiando três momentos distintos: o instante de olhar, o tempo para compreender e o momento de concluir.

Instante do Olhar

Neste primeiro trimestre, objetivamos levantar a demanda dos próprios jovens. Para isso aconteceu um bate-papo bem descontraído para que todos pudessem revelar os assuntos que mais interessem.

Após uma sondagem, em um planejamento participativo, estabelecemos três temas centrais: Drogas, Sexualidade, Esportes Extremos. Desses temas centrais saem temas periféricos, mas igualmente importantes para formação de valores.

Clique nas figuras abaixo e veja os gráficos mostrando quais foram os temas de maior interesse para os alunos das turmas de 8º ano e 9º ano.
   

Drogas – Foi o tema de maior interesse dos alunos e será trabalho nas próximas aulas.

O aparecimento da grande maioria das doenças é determinado por um tripé: predisposição genética, influência ambiental e estado psicoemocional do indivíduo.

O principal enfoque da prevenção de doenças hoje é a promoção da saúde. Ao invés de apenas enfocar o que não devemos fazer (evitar fatores de risco) é mais importante salientar o que deve ser feito ( promover fatores protetores) para preservarmos nossa saúde. Quando falamos de crianças e adolescentes não basta preservar a saúde, é preciso promover condições para seu amplo crescimento e desenvolvimento.

A maioria das pessoas está consciente dos problemas econômicos e de saúde que estão associados ao uso de drogas. Contudo muitas delas desconhecem os verdadeiros efeitos e como eles ocorrem. Este tema vem sendo debatido com as turmas a partir do conhecimento que possuem.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: