Aula de Reanimação Cárdio-pulmonar (RCP) agita o 1º ano do Ensino Médio

img_9917Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam semanalmente de aulas sobre primeiros socorros dentro do PFTC (Projeto de Formação para o Trabalho e Cidadania). O professor responsável é Roberto Trindade, instrutor do Corpo de Bombeiros e coordenador do Núcleo de esportes e Educação Física do Friburgo. “Participar de um treinamento de Primeiros Socorros é muito importante, afinal pode ser determinante em uma situação de vida ou morte”, explica o professor.

Para exemplificar bem uma situação de emergência, o professor trouxe para a sala de aula um boneco utilizado em treinamentos do Corpo de Bombeiros. Depois de fazer na lousa um desenho ilustrativo para explicar o funcionamento do pulmão e coração, Trindade mostrou como fazer uma respiração boca-a-boca e também a massagem cardíaca. “Apenas cinco minutos de falta de oxigenação podem causar danos irreversíveis e manter o corpo oxigenado é fundamental na espera do resgate”, conta Roberto Trindade.

Especialistas consideram o trauma um dos mais sérios problemas sociais, comunitários e deimg_9907 saúde na atualidade. No Brasil a cada ano morrem cerca de 130.000 pessoas vítimas de trauma e dezenas de milhares de outros sofrem sequelas graves. O fato é que uma emergência pode ocorrer diante de nós a qualquer momento em qualquer lugar. Saber o que se deve fazer (e o que não se deve fazer) pode significar desde o alívio do sofrimento até o salvamento de vidas.

Sem o treinamento adequado, agindo com imprudência, tomando providências erradas e complicando a situação, o leigo coloca em risco a própria vida e termina por agravar ainda mais as condições da vítima. Em certas situações quem sofreu um trauma ou um mal súbito pode morrer em minutos, enquanto procedimentos simples de Primeiros Socorros o teriam salvado.

Primeiros Socorros são as atenções iniciais prestadas por um indivíduo treinado à uma vítima de trauma ou mal súbito. Esses procedimentos não substituem a necessidade do atendimento médico. Consistem somente em cuidados temporários até que o socorro profissional possa chegar ou até que a vítima, mesmo sem atendimento médico, consiga se recuperar.

Veja as fotos da aula. Clique aqui.

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Aula de Reanimação Cárdio-pulmonar (RCP) agita o 1º ano do Ensino Médio”

  1. Maria Filomena Says:

    Muito interessante esse projeto , como educadora acho muito importante o estimulo pelo aprendizado em uma área muito importante que é a saúde!

  2. Roberto Pacheco Says:

    Parabéns pela sua atitude de profissional da área da saúde em educar os alunos com pensamentos de preocupaçlão da vida de outras pessoas em disseminar os primeiros socorros.

    Atenciosamente,

    Roberto Pacheco

  3. elisa Says:

    acho muito legal este trabalho porque tanto é vou usalo na minha feira de ciencias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: