A importância de uma ação solidária

A escola que proporciona programas de vivência voluntária desde cedo consegue formar um jovem consciente e que aprende a cuidar de si e dos outros.
 
Através desta estratégia gera-se a inclusão dos jovens em programas de participação social capazes de lhes ensinar as questões relativas a cuidar. Convidando-os a participar de eventos como este a escola torna-se mais solidária e contribui efetivamente para a formação de seus alunos.
 
É tarefa e desafio da escola assumir efetivamente, em parceria com os pais (família em geral), a função de proporcionar aos alunos oportunidades de evoluir como seres humanos.
 
Cuidar adequadamente dos outros como de si mesmo pode ser o início de uma grande transformação, tanto do ponto de vista individual como do ponto de vista social. E é nisso que consiste o nosso trabalho – cuidar de questões como a importância da afetividade, condição fundamental na formação de um indivíduo. Cuidar é um ato consciente que pode ser ensinado.
 
Não se ensina o cuidado, mas cria-se o desejo de cuidar. É o ato maior de cidadania, pois despertar em alguém o desejo de cuidar é inaugurar no espírito desse sujeito a importância e o prazer do ato voluntário, do ato que simboliza a vontade de cuidar.
 
Existe, portanto, num sujeito que tem prazer em ser cuidador, a presença do respeito ao outro, do sentimento de importância que o outro tem num contexto social, numa comunidade.

pascoa0022

Os alunos do 3º ano A do Ensino Médio, junto com o Professor Trindade, montaram uma campanha de arrecadação de ovos de Páscoa com a intenção presentear crianças de entidades carentes.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: