Biólogo faz palestra sobre a Antártica

Imagem6

Gabriel Monteiro na Antártica

Dia 21 de agosto, os alunos de 8º ao 2º ano do Ensino Médio participaram de uma palestra com Gabriel Monteiro, integrante da equipe de pesquisa Antártica do Instituto Oceanográfico. 

Gabriel é biólogo e pesquisou espécies marinhas na Estação Antártica Comandante Ferraz. Sua apresentação contou um pouco sobre o período que esteve pesquisando, o local onde ficou, alimentação, alojamentos, vestuário, seus mergulhos de pesquisa entre outras curiosidades que só quem viveu no extremo frio conhece.

Imagem1
Estação Antártica Comandante Ferraz

Aliás, Gabriel conviveu com condições fisiológicas extremas, justamente o tema desenvolvido nas aulas de Fisiologia e Comportamento. Mas, pela riqueza de informações trazidas pelo biólogo que faz mestrado na USP com o tema “Alterações que os furacões provocam no fundo dos oceanos”, a palestra contextualizou também conhecimentos adquiridos nas aulas de Biologia, História e Geografia.

Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a profissão de um biólogo e assistiram a palestra acompanhados da Prof.ª Paula Napolitano, responsável pelas aulas de Orientação Vocacional.

Relatório da Palestra – feito por Bruno L. – 9º B
A palestra do Gabriel Monteiro foi bem diferente e interessante, pois não é todo dia que você conhece uma pessoa que vai trabalhar no Pólo Sul.
Durante o ano, nas aulas de Fisiologia e Comportamento, nós estamos estudando o modo de vida, as adaptações e alguns aspectos de vários seres vivos.
Nessa palestra eu aprendi muitas coisas novas. Entre elas as adaptações e as variedades de espécies de animais, como se faz para chegar ao pólo sul, o dia-a-dia das pessoas que vivem lá e as dificuldades que cada um tem que passar para se adaptar em um ambiente totalmente diferente.

Clique aqui e veja algumas fotos e legendas enviadas por Gabriel e assista aos vídeos mostrando como foi a sua incrível experiência (links abaixo).

O trabalho

 

O ambiente antártico

 

Tags: , , , ,

14 Respostas to “Biólogo faz palestra sobre a Antártica”

  1. Vivian Zaratin Says:

    A palestra apresentada foi muito interessante pois deu para se ter uma ideia e um conhecimento maior sobre os trabalhos e a vida na Antartida.

  2. Julia Behring, 1o EM Says:

    No meu ponto de vista, foi ótima a palestra, bem explicada e com muito conteúdo. Mostrou como são feitas as pesquisas, qual é o material usado e o resultado das coletas e seus procedimentos.

  3. Marcelo Segovia, 9o B Says:

    Percebi que há uma grande relação entre as aulas de Fisiologia e Comportamento e as palestras. A primeira, sobre mergulho profissional, tratou sobre tipos diferentes de mergulho e equipamentos. Na aula de fisiologia aprendemos sobre as reações do corpo nestas condições extremas. Nesta segunda palestra, o tema foi a vida no frio, assunto também trabalhado nas aulas de fisiologia.

  4. Vicente, 9o B Says:

    Um aspecto interessante da palestra foi que mostrou coisas sobre a Antartida que não conhecíamos, inclusive um monumento histórico ( o esqueleto de uma baleia).

  5. Beatriz Spalding, 9o B Says:

    Tudo na palestra foi novo, menos os procedimentos para mergulhar. Foi muito legal, pois tudo era interessante, como o clima, a ausência de luz, a vida marinha. Eu adorei.

  6. Julia Negrão Tolosa, 9o B Says:

    Eu aprendi sobre o clima, pois não imaginava que até mesmo no verão era tão frio assim…

  7. Beatriz Pereira Melo, 9o B Says:

    Essa palestra nos mostrou condições extremas, o que estamos estudando em Fisiologia. As condições na Antartida são realmente extremas, com geleiras se quebrando do nada, sem avisar e causando ondas enormes, o frio intenso e seu corpo tendo que se adaptar a uma condição totalmente diferente da que voce está acostumada.

  8. Leticia Morgado Says:

    Aprendi com essa palestra que pode ser muito divertido ter uma experiência de vida tão diferente.

  9. Bruna Balista, 9o B Says:

    Gostei de saber sobre o trabalho que o Gabriel faz. Eu adoro frio e adoro esses lugares que a gente sempre tem alguma coisa nova a descobrir. É um trabalho que você tem que gostar de fazer, pois você tem que aguentar muitas coisas que podem não ser prazeirosas. Respeito muito quem exerce essa profissão.

  10. Gabriela Cruz, 1o EM Says:

    O aspecto mais interessante foi com certeza aprender sobre o modo como eles sobrevivem no meio do gelo. É extremamente interessante conhecer como é a base comandante Ferraz.

  11. Thaís Imamura, 1o EM Says:

    Tudo o que aprendemos em Fisiologia tem a ver com a palestra, pois mostra como o organismo reage a um modo de vida completamente diferente ao que estamos acostumados.

  12. Thaís Landgraf, 1o EM Says:

    Achei o conteúdo muito interessante pois sempre quis saber quem e como aquelas pessoas corajosas ficam lá no frio.

  13. Carolina Costa, 1o EM Says:

    Foi muito boa, gostei muito, o conteúdo abordado foi bem interessante.
    Foi muito curioso ver certos animais que vivem em tão baixa temperatura e ver imagens tão maravilhosas.

  14. Cassio Gaulez, 1o EM Says:

    Na aula estamos aprendendo como agir em situações de extremo frio e essa palestra foi um bom exemplo de como se proteger.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: