Nosso futuro comum

paisagem-naturezaOs atuais poderosos dirigentes do mundo já terão morrido quando a chuva ácida, o efeito estufa, o aquecimento global, o buraco na camada de ozônio e a desertificação generalizada tiverem destruído o planeta?

Continuaremos assistindo passivos à extinção de diversas espécies de animais atualmente em risco, a alteridade máxima manifesta em preconceitos e em racismo descabido, a juventude convivendo lado a lado com o vício das diversas substâncias ilícitas? Será que não passou a hora de parar,refletir e de agir?

Doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS e a hepatite C fazem suas vítimas todos os dias, o trauma tornou-se uma pandemia, a violência caminha a passos largos, a fome continua a matar seis crianças a cada minuto no mundo.

Pergunto: É esse o futuro que desejamos?
O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas sim o lugar que estamos construindo e que dependerá do que fizermos no presente. Por isso a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Precisamos de uma ética planetária.

A Educação é um campo de práticas e reflexões que ultrapassa os limites da escolarização em sentido estrito e envolve processos formativos diversos e em outros espaços que não o escolar. Neste contexto, ela deverá voltar-se à pluralidade e à diversidade, servindo de instrumento de conscientização e de mobilização.

A educação torna-se promotora de ações sociais transformadoras, formadora de sujeitos críticos e imersos em uma sociedade inter e transdisciplinar, múltipla, personalizada e construtora da liberdade.

A palavra “ethos” significa morada humana, espaço da natureza que reservamos, organizamos e cuidamos para transformá-lo em nosso habitat. Atualmente ethos não é apenas a morada que habitamos, a cidade onde vivemos ou o país ao qual pertencemos. Ethos é nossa casa comum, nosso planeta Terra.

Necessitamos de um ethos planetário. O fundamento desta ética está exposto em dois documentos: a Carta da Terra (Unesco, 2000) e o Manifesto pela Vida: Por uma ética para a sustentabilidade (2002).

A ética planetária necessita de educadores que considerem os educandos como potenciais produtores de conhecimento, e, portanto, autores de si e da sociedade onde se inserem. E o resultado desta ética é o que mais buscamos nestes tempos: a paz. A paz “é a plenitude criada mediante relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, com outras culturas, com outras vidas, com a Terra e com o todo maior do qual somos parte”.

A Ética Planetária caracteriza-se como a Ética do Conhecimento, fundamentada na justiça social. A ética é uma prática, e somente assim encontraremos a virtude da paixão à ação.Esta é uma construção conjunta, com base reflexiva, e se dá no cotidiano da vida, das ações, em todos os momentos.

Roberto Trindade
trindade_scuba@hotmail.com
Instrutor Trainer IANTD, PDIC, DAN, EFR

Tags: , ,

13 Respostas to “Nosso futuro comum”

  1. Ana Luisa Carreiro Says:

    Com tanta coisa que podemos fazer só resta ter consciência e repensar atos que podem prejudicar o planeta. Eu já estou tentando melhorar meus atos depois das discussões que fizemos em sala com os professores Trindade, Wagner, Leandro e Cíntia com base no nosso projeto e no filme Verdades Inconvenientes que assistimos na aula de Fisiologia e Comportamento.

  2. Natalia Teixeira Costa 8A Says:

    O Trindade sempre fala para os alunos, que somos o futuro do mundo. E agora em relação a esse trabalho que estamos fazendo, eu penso: como devo agir na minha escola e com o mundo?
    A maioria fala que não deve haver preconceito, união deve existir, não polua o mundo, não brigue…
    Mas a verdade é que se 80% do mundo fala e pensa assim, então por que apenas 10% agem de acordo com isso?
    O fato é que temos consciência do que o mundo era e do que ele está se tornando. O problema é que não fazemos nada sobre isso. Se não lutarmos, conquistarmos, ir até o final, como vai ser daqui para frente?
    Minha relação de agora com a escola já está sendo pensada para o meu futuro, pois quero ser bem suscedida e poder fazer o melhor para o mundo. Espero que mais pessoas pensem no mínimo para que haja um futuro melhor.

  3. Yannis Sakamoto 9B Says:

    O mundo é ótimo. Devo conhece-lo e preservá-lo.

  4. Beatriz Melo 9B Says:

    No fim das contas, acho que tudo se baseia no respeito, é necessário respeitar o mundo, os amigos e a mim mesmo.

  5. Adriano Sasseron 8B Says:

    Pensar que tudo que voce faz, mesmo a menor coisa, pode ter impacto no planeta. Não jogar lixo no chão, por exemplo, já é um bom começo!

  6. Felipe Yoshio Cordeiro de Souza 8 A Says:

    Sempre falam da ética na política, no trabalho, na escola, na família… Todo mundo fala “Faça a sua parte”. Mas será mesmo que todo mundo faz?
    Sempre falam, “lixo é no lixo”voce concorda, mas será que voce faz mesmo? Isso talvez seja hipocrisia, ou seja, ética que é bom…Falar é fácil, agora fazer…

  7. Mariana B 8 A Says:

    Se todos nós nos respeitarmos o mundo será muito melhor no futuro!

  8. Fernanda Danelon Says:

    Ajudando o mundo, melhoras vão se refletir no bem estar de todos.

  9. Ana Vucovix, 9 B Says:

    Ética é uma só, uma única palavra com significado de respeito, honestidade e educação.

  10. Thais Imamura 1 EM Says:

    Se o planeta está sofrendo problemas, é devido a ação humana, pois hoje a pessoas não respeitam mais o meio ambiente. Ainda é possível reverter o quadro, com a colaboração de todos.

  11. Gabriela Cruz 1 EM Says:

    Hábitos diários ecologicamente corretos e redução de consumo de coisas fúteis iriam ajudar bastante a reduzir o impacto.

  12. Miguel Henrique de Oliveira Filho 9 B Says:

    A Humanidade só irá se conscientizar e evoluir quando estiver no auge de sua destruição.

  13. Thais Iacomini 9 B Says:

    A relação entre os homens e também do homem com a natureza é motivo de preocupação do mundo inteiro porque só construiremos um futuro digno e feliz se colaborarmos com ações solidárias e olhando para mãe natureza com olhos de gratidão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: